Unigas

Política de Ética e Conduta

Conheça o Programa de Compliance da Unigás

Prezamos pela condução dos negócios com integridade, por meio de condutas éticas, transparentes, honestas e legítimas.

Para nós, fazer o certo está refletido no respeito pelas Nossas Pessoas, pela comunidade em que atuamos, além do compromisso em promover valores éticos em toda a nossa cadeia de valor.

Objetivos e Pilares do nosso Programa de Compliance

O nosso Programa de Compliance tem como objetivo prevenir, detectar e responder atos de corrupção,
suborno e demais riscos correlatos de Compliance, que atentem contra o nosso Código de Conduta.

Prevenir

Detectar

Responder

Saiba mais

Edit Content

Comitê de Ética é responsável por zelar pelas boas práticas de Governança Corporativa, transparência e ética, análise, apuração e recomendação direta de soluções para situações contrárias aos valores da Unigás e/ou irregularidades em relação ao seu Código de Conduta.

Edit Content

Criar um ambiente de trabalho saudável e ético é primordial para sermos capazes de superar os desafios e alcançar nossos objetivos.

Para isso, é essencial – e obrigatório – conhecer e praticar nosso Código de Conduta, que é fundamentado em três pilares: respeito, transparência e integridade.

Ele é a base para manter nossa chama sempre acesa e tratar à todas as pessoas e comunidades em que atuamos com o mais elevado padrão moral e ético.

Edit Content
Edit Content

Política do Programa de Compliance

A Política do Programa de Compliance visa estabelecer as diretrizes que regem o Programa de Compliance da Unigás, reiterando a importância do atendimento ao Código de Conduta Unigás, aos normativos internos e externos, em especial aos previstos no Decreto 11.129 de 11 de Julho de 2022 que regulamenta a Lei Anticorrupção Brasileira (Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013).

Edit Content

Antissuborno e Anticorrupção

A Política Antissuborno e Anticorrupção visa definir conceitos e estabelecer diretrizes, regras e responsabilidades dos Colaboradores e Terceiros para garantir que todas as atividades da Unigás estejam em conformidade com a Legislação Anticorrupção Brasileira, em especial a Lei n° 12.846/13, além de promover um ambiente íntegro e ético nas relações entre a Unigás e suas partes interessadas (stakeholders) com o objetivo de prevenir, detectar e responder atos de corrupção, suborno e demais riscos correlatos.

Edit Content

Interação com o Poder Público

A Política de Interação com o Poder Público visa definir conceitos e estabelecer regras, diretrizes e responsabilidades dos Colaboradores e Terceiros que se relacionam com a Unigás, para garantir que todas as atividades da Unigás estejam em conformidade com a Legislação Anticorrupção aplicável e promover um ambiente íntegro e ético nas relações entre a Unigás, a Administração Pública e os Agentes Públicos, brasileiros e estrangeiros.

Edit Content

Brindes, Presentes e Hospitalidades

A Política de Brindes, Presentes e Hospitalidades visa definir conceitos e estabelecer diretrizes, regras e responsabilidades, para que a oferta ou recebimento destas cortesias corporativas não envolva ou possa ser percebida como qualquer tipo de vantagem indevida, garantindo assim que as atividades das pessoas relacionadas com a Unigás estejam em conformidade com a Legislação Anticorrupção n° 12.846/13 e o Código de Conduta da Unigás.

Edit Content

Conflito de Interesses

Esta Política visa definir conceitos e estabelecer regras, diretrizes e responsabilidades dos Colaboradores e Terceiros nas hipóteses de Conflito de Interesses, além de determinar o dever de relatar a sua ocorrência, seja ela real, potencial ou aparente, em qualquer situação que possa interferir no julgamento de pessoas no exercício das suas obrigações para a Unigás, como conexão familiar, financeira, política ou outra direta ou indireta relacionado a sua linha de trabalho, para que tais ações sejam realizadas em conformidade com o Código de Conduta da Unigás e as leis aplicáveis.

Edit Content

Prevenção a Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento ao Terrorismo

A Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo visa a estabelecer normas e procedimentos a serem observados pelos Colaboradores e Terceiros para atendimento ao programa de prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo.

Edit Content

Antiassédio e Antidiscriminação

A Política Antiassédio e Antidiscriminação visa estabelecer regras e diretrizes que devem guiar a conduta ética dos colaboradores para a manutenção de um ambiente de trabalho em que as Nossas Pessoas e Pessoas terceiras sejam tratadas com dignidade, decência e respeito, livre de assédio e discriminação.

Edit Content

Prevenção a Práticas Anticoncorrenciais

A Política de Prevenção a Práticas Anticoncorrenciais da Unigás visa estabelecer regras e diretrizes para cumprimento irrestrito da Lei 12.529, de 30 de novembro de 2011, que dispõe sobre a prevenção e repressão às infrações contra a ordem econômica e à livre concorrência (“Lei de Defesa da Concorrência” ou simplesmente “Lei Antitruste”).

Edit Content

Compliance para parceiros de negócios

A Unigás espera que nossa cadeia de produção compartilhe dos mesmos padrões de integridade praticados e fomentados pelas Nossas Pessoas, sempre em conformidade com as nossas normas internas, bem como com todas as leis, normas e regulamentos vigentes.

Por isso, disponibilizamos amplamente aos nossos parceiros de negócios os documentos que ajudam a nortear a nossa ética corporativa, além de disponibilizar treinamentos em nossa plataforma interna.

Se você é nosso parceiro e ainda não tem acesso ao conteúdo, envie um e-mail para canaldeetica@unigas.com.br.

Saiba mais

Edit Content

Comitê de Ética é responsável por zelar pelas boas práticas de Governança Corporativa, transparência e ética, análise, apuração e recomendação direta de soluções para situações contrárias aos valores da Unigás e/ou irregularidades em relação ao seu Código de Conduta.

Edit Content

Criar um ambiente de trabalho saudável e ético é primordial para sermos capazes de superar os desafios e alcançar nossos objetivos.

Para isso, é essencial – e obrigatório – conhecer e praticar nosso Código de Conduta, que é fundamentado em três pilares: respeito, transparência e integridade.

Ele é a base para manter nossa chama sempre acesa e tratar à todas as pessoas e comunidades em que atuamos com o mais elevado padrão moral e ético.

Edit Content
Edit Content

Política do Programa de Compliance

A Política do Programa de Compliance visa estabelecer as diretrizes que regem o Programa de Compliance da Unigás, reiterando a importância do atendimento ao Código de Conduta Unigás, aos normativos internos e externos, em especial aos previstos no Decreto 11.129 de 11 de Julho de 2022 que regulamenta a Lei Anticorrupção Brasileira (Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013).

Edit Content

Antissuborno e Anticorrupção

A Política Antissuborno e Anticorrupção visa definir conceitos e estabelecer diretrizes, regras e responsabilidades dos Colaboradores e Terceiros para garantir que todas as atividades da Unigás estejam em conformidade com a Legislação Anticorrupção Brasileira, em especial a Lei n° 12.846/13, além de promover um ambiente íntegro e ético nas relações entre a Unigás e suas partes interessadas (stakeholders) com o objetivo de prevenir, detectar e responder atos de corrupção, suborno e demais riscos correlatos.

Edit Content

Interação com o Poder Público

A Política de Interação com o Poder Público visa definir conceitos e estabelecer regras, diretrizes e responsabilidades dos Colaboradores e Terceiros que se relacionam com a Unigás, para garantir que todas as atividades da Unigás estejam em conformidade com a Legislação Anticorrupção aplicável e promover um ambiente íntegro e ético nas relações entre a Unigás, a Administração Pública e os Agentes Públicos, brasileiros e estrangeiros.

Edit Content

Brindes, Presentes e Hospitalidades

A Política de Brindes, Presentes e Hospitalidades visa definir conceitos e estabelecer diretrizes, regras e responsabilidades, para que a oferta ou recebimento destas cortesias corporativas não envolva ou possa ser percebida como qualquer tipo de vantagem indevida, garantindo assim que as atividades das pessoas relacionadas com a Unigás estejam em conformidade com a Legislação Anticorrupção n° 12.846/13 e o Código de Conduta da Unigás.

Edit Content

Conflito de Interesses

Esta Política visa definir conceitos e estabelecer regras, diretrizes e responsabilidades dos Colaboradores e Terceiros nas hipóteses de Conflito de Interesses, além de determinar o dever de relatar a sua ocorrência, seja ela real, potencial ou aparente, em qualquer situação que possa interferir no julgamento de pessoas no exercício das suas obrigações para a Unigás, como conexão familiar, financeira, política ou outra direta ou indireta relacionado a sua linha de trabalho, para que tais ações sejam realizadas em conformidade com o Código de Conduta da Unigás e as leis aplicáveis.

Edit Content

Prevenção a Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento ao Terrorismo

A Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo visa a estabelecer normas e procedimentos a serem observados pelos Colaboradores e Terceiros para atendimento ao programa de prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo.

Edit Content

Antiassédio e Antidiscriminação

A Política Antiassédio e Antidiscriminação visa estabelecer regras e diretrizes que devem guiar a conduta ética dos colaboradores para a manutenção de um ambiente de trabalho em que as Nossas Pessoas e Pessoas terceiras sejam tratadas com dignidade, decência e respeito, livre de assédio e discriminação.

Edit Content

Prevenção a Práticas Anticoncorrenciais

A Política de Prevenção a Práticas Anticoncorrenciais da Unigás visa estabelecer regras e diretrizes para cumprimento irrestrito da Lei 12.529, de 30 de novembro de 2011, que dispõe sobre a prevenção e repressão às infrações contra a ordem econômica e à livre concorrência (“Lei de Defesa da Concorrência” ou simplesmente “Lei Antitruste”).

Edit Content

Compliance para Parceiros de Negócios

A Unigás espera que nossa cadeia de produção compartilhe dos mesmos padrões de integridade praticados e fomentados pelas Nossas Pessoas, sempre em conformidade com as nossas normas internas, bem como com todas as leis, normas e regulamentos vigentes.

Por isso, disponibilizamos amplamente aos nossos parceiros de negócios os documentos que ajudam a nortear a nossa ética corporativa, além de disponibilizar treinamentos em nossa plataforma interna.

Se você é nosso parceiro e ainda não tem acesso ao conteúdo, envie um e-mail para canaldeetica@unigas.com.br.

Canal de Ética

A Política de Ética e Conduta da Unigás reúne os princípios e padrões que guiam nossas ações com todas as pessoas que se relacionam com o nosso ecossistema. É nosso compromisso levar segurança e conforto ao cliente através de melhoria contínua das nossas instalações de gás e aquecedores, respeitando as normas e legislação vigente.

Para efetuar quaisquer denúncias enviar e-mail para canaldeetica@unigas.com.br, as informações recebidas são preservadas e a condução de cada ocorrência é ratada com sigilo.

A Unigás repudia qualquer forma de retaliação contra indivíduos que utilizem o Canal de Ética de maneira honesta para relatar possíveis violações das normas e princípios da Empresa. Qualquer ato de retaliação será considerado uma infração grave, sujeita a medidas disciplinares, além de possíveis ações judiciais. Adicionalmente, o uso do Canal de Ética para reportar informações falsas ou denúncias maliciosas com o objetivo de prejudicar um colaborador ou terceiro sujeitará o usuário às medidas disciplinares apropriadas, conforme a gravidade da conduta.

Respondemos a algumas dúvidas sobre como funciona. Confira:

Funcionários, terceiros, fornecedores, clientes e a comunidade em geral.

As informações podem ser relatadas via e-mail (canaldeetica@unigas.com.br).

Todos os relatos submetidos ao Canal de Ética são recebidos pelo Recursos Humanos. Após a triagem, o relato é disponibilizado para a Secretaria do Comitê de Ética, sendo responsável por comunicar aos membros do Comitê de Ética, definindo a estratégia de apuração.

Os relatos podem ser identificados ou anônimos. Caso o autor da denúncia faça opção pelo anonimato, não há possibilidade de identificação. Não são gravados dados como IP do computador ou número do telefone que originou o relato.

Sua identidade será preservada. Ao fazer a denúncia, tome o cuidado de não comentar o assunto com ninguém.

  • Assédio moral ou sexual
  • Destruição ou danos aos ativos
  • Favorecimento ou conflito de interesses
  • Fraude
  • Irregularidades em demonstrações financeiras
  • Pagamento ou recebimento impróprio
  • Relacionamento íntimo com subordinação direta
  • Roubo, furto ou desvio de materiais
  • Tentativa de suborno
  • Uso ou tráfico de substâncias proibidas
  • Vazamento ou uso indevido de informações
  • Violação de leis em geral (trabalhista, ambiental, contábil etc.)

O(a) secretário(a) do Comitê de Ética da Unigás é responsável por analisar as denúncias recebidas, definindo a estratégia para a correta apuração dos fatos em conjunto com os demais membros do Comitê de Ética, podendo vir a envolver escritórios independentes nas apurações.

Se a denúncia for constatada como procedente, o Comitê de Ética definirá as medidas disciplinares aplicáveis e demandará sua execução.